Você ja foi Palestrante em Algum Trieinamento?

segunda-feira, 2 de maio de 2011


Descrevendo o 2º do 5 Hábitos - Bons profissionais corrigem erros, enquanto que excelentes profissionais os previnem.


2º Hábito - Bons profissionais corrigem erros, enquanto que excelentes profissionais os previnem;

   Bons Profissionais fazem o que podem para reparar um acidente, profissionais brilhantes fazem o que podem para evitar que eles ocorram. Os novos tempos exigem uma liderança especializada em prevenir crises e não em corrigi-las.
   Bons profissionais apagam o fogo, enquanto os excelentes previnem o incêndio. Bons profissionais tratam os sintomas, enquanto profissionais excelentes previnem as doenças. Bons profissionais têm um raciocínio lógico-linear, excelentes têm um raciocínio esquemático e histórico-social.
   Corrigir erros gera aplausos públicos, preveni-los nem sempre gera glamour social, mas produz um reconhecimento insubstituível e anônimo, o da própria consciência. Os médicos sanitaristas raramente são valorizados socialmente, mas e se não fossem as vacinas?
   Um bom profissional desconhece a arte da dúvida, suas verdades são inquestionáveis, é um Deus à procura de servos, enquanto um excelente profissional sabe que é um ser humano imperfeito vivendo em um ambiente imperfeito. É um líder que procura pensadores. Manipula a arte da dúvida com maestria e humildade. Pergunta continuamente: "O que pode dar errado na frente?", "Que falhas cometi e não percebi?", "O que não estou enxergando?"
   Tentar arrumar solução para um empresa com graves dificuldades financeira é um patamar, mas evitar que chegue nessa situação é um degrau mais elevado. Tentar vender produtos e serviços quando a empresa está em decadência é a atitude de bons executivos, mas libertar a intuição criativa para inovar, reciclar e se reinventar quando a empresa está no auge é uma atitude dos excelentes profissionais.
"
Artigo retirado da pagina 179-180 do Livro: O Código da inteligência - Augusto Cury.

Meu Comentário:
  Não tenho como fugir do comentário do Artigo anterior ("Acho que o escritor foi ao fundo e buscou o máximo do seu excepcionalíssimo nível profissional ao descrever os dois Profissionais: os Bons e os Excelentes. ") e se seguirmos os conselhos e sempre nos perguntarmos "O que pode dar errado na frente?", "Que falhas cometi e não percebi?", "O que não estou enxergando?", "O que estou vendo MAIS?", "O que estou vendo MENOS?"vamos dar menos passos em falso e a corporação vai avançar de forma menos turbulenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário